(Matéria muito interessante. Simplicidade pode ser o caminho do sucesso...)
O uso de ingredientes simples, que estão à mão, na despensa de casa,
norteia renomados chefs na composição de seus pratos muito antes da
gastronomia alcançar a popularidade que tem hoje. A máxima "menos é
mais" serve também para a confeitaria. Em São Paulo, a empresária Renata
Frioli comprova que para fazer um bom bolo não são necessários quilos
de recheios esquizofrênicos ou confeitos importados. Na Bolo à Toa, sua
loja em Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo, os clientes encontram bolos
de receitas simples, como os feitos por vovós.
"Quando decidi abrir a Bolo à Toa nem pensei na moda de lojas
especializadas em um produto só. Eu me baseei nas minhas experiências.
Queria comer um bolo simples e não era tão fácil de encontrar", explica a
dona do negócio.
Fundada em 2011, a loja chega a comercializar até 5 mil unidades
de bolos por mês e prepara-se para a abertura de duas novas unidades. A
primeira delas será inaugurada ainda em 2013, no bairro Itaim.
Demorei
até começar a expansão porque é um passo que exige cuidado", explica a
proprietária. De acordo com Renata, o produto com que trabalha segue um
alto padrão de qualidade e, para mantê-la diante do crescimento do
negócio, é necessário pensar muito bem na expansão. "As pessoas
perguntam quando eu vou começar a fazer entregas. Por enquanto, não dá!
Só teremos um serviço de delivery quando eu encontrar uma forma de
manter o padrão de qualidade que ofereço na loja. Funciona assim também
com o número de lojas", explica.
O sucesso da Bolo à Toa não passa despercebido por investidores.
No entanto, massificar a ideia não faz parte dos planos de Renata.
"Recebo muitas propostas para transformar a marca em franquia. Mas
recuso todas porque o foco são as lojas próprias. Seria muito difícil
manter a mesma qualidade", conta.
Com foco no cliente final, a empresária ainda estabelece alguns
limites para o negócio não se descaracterizar. Na loja, são vendidas
unidades inteiras, que custam entre R$ 18 a R$ 22. "Também lançamos
alguns sabores ao longo do ano, como na Páscoa. Mas são edições
limitadas, que custam entre R$ 22 e R$ 25", explica.
As receitas de Renata são tradicionais: ovos, farinha, leite,
açúcar e fermento. Dessa base, 16 sabores são comercializados no local. O
carro-chefe é o bolo de limão e iogurte. Mas o de fubá também atrai os
clientes. "Nossos bolos são artesanais. O fubá é feito em um moinho de
pedra com milho da fazenda mesmo", orgulha-se. "Sou neta de mineiros e
morei no interior de São Paulo, então, o bolo sempre esteve na minha
vida e mexe com a memória afetiva. Quando abri a loja, vi que eu não era
só eu que sentia saudade de comer um bolo de avó", justifica.
Publicado originalmente aqui neste link, Estadão PME.
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