Comentário sobre o setor de limpeza no Brasil, extraído do site do Sebrae-SC, trecho do artigo de FABIO DE OLIVEIRA NOBRE FORMIGA
O mercado de serviços de conservação e limpeza pode ser considerado
um fenômeno recente do segmento econômico de micro e pequenas empresas.
Embora houvesse prestadores de serviço atuando há muitos anos no setor, a
maioria das grandes empresas utilizava uma equipe própria de limpeza. O
serviço era executado sem técnicas adequadas ou equipamentos e produtos
profissionais, pois as atividades não representavam a principal função
da organização e os clientes ainda não davam tanta importância para a
higiene do recinto na aquisição de produtos e serviços.
A partir
dos anos 80, o segmento começou a se profissionalizar. O surgimento do
conceito estratégico de terceirização alavancou o mercado de prestação
de serviços. Trata-se de uma técnica de gestão que permite um processo
gerenciado de transferência das atividades de apoio para outros
prestadores de serviços, para que a empresa possa se concentrar na sua
atividade-fim, essencialmente ligada ao seu negócio. Assim, tarefas
acessórias como segurança, portaria, copa, manobrista, recepcionista,
atendimento, jardinagem, transporte, manutenção predial, alimentação, e
principalmente conservação e limpeza, passaram a ser desempenhadas por
outras empresas especializadas.
A terceirização também se
mostrou eficiente para a redução dos custos fixos. As organizações agora
não precisam mais arcar com um amplo e pesado contingente de
funcionários ligados às áreas de apoio, além de poderem contar com
outras empresas mais eficientes para executar tais atividades.
O
aumento da competição e da exigência de clientes com a conservação e
limpeza do ambiente das empresas contribuiu para que o desempenho de
tais serviços, apesar de ser considerado acessório, fosse acompanhado
com mais atenção. A terceirização não significa deixar as atividades de
apoio em segundo plano, mas justamente ao contrário, obter uma
performance melhor através de prestadores de serviço especializados. O
cliente que terceiriza busca uma solução externa para que possa se
concentrar no core business de seu negócio. Com o tempo, são formadas
parcerias estratégicas capazes de alavancar seus principais projetos e
estimular o crescimento de ambas as empresas.
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